Só pra dizer o motivo de eu ter colocado o texto abaixo no Paisages...
O cara que escreveu - e ainda escreve - este tipo de poema que postei é o José Borges. Não fosse a arte que faz, seria mais um José, João, Paulo, Silva...
Mas como essa vida é muito louca e muitas vezes quem nunca pretendeu tornar-se tão grandioso acaba por receber merecidos méritos. J. Borges é um xilogravurista e poeta popular do nordeste.
A arte que ilustra este post foi feita por ele. Seus "escritos" figuram entre os mais importantes da literatura de cordel. A literatura de cordel fala com a ingenuidade e astúcia tão carcaterísticas do povo nordestino sobre cotidiano da vida do povo, bem como suas crenças e estórias.
Eis aqui um exemplo de artista do povo. Um legítimo poeta popular. Muitos artistas tentam, inlcusive ao longo de vidas inteiras se aproximar das pessoas, do povo.
J. Borges já estava junto ao povo brasileiro quando foi descoberto pelo grande escritor Ariano Suassuna, que o considera o melhor artista do gênero deste país. A partir daí J. Borges ganhou popularidade e hoje, mesmo ainda morando na mesma casa em Bezerros - PE - que que morava quando fora "descoberto", é requisitado para dar cursos e realizar exposições do seu trabalho pelo mundo todo.
Salve J. Borges, grande artista popular brasileiro! Vida longa aos que realizam arte fiel e sincera ao povo!
LINKS RELACIONADOS SOBRE J. BORGES
(entrevista com J. Borges, que fala de quando conheceu Ariano Suassuna)
(exposição dos seus trabalho no museu Oscar Niemeyer)
Nenhum comentário:
Postar um comentário