quarta-feira, 21 de julho de 2010
Barbatuques na copa
Estava eu numa dessas noites de insônia que a gente tem quando as vezes dorme demais na noite anterior, quando tive uma ótima surpresa.
Ligo a tv e vejo no programa do Jô os Barbatuques, simplesmente "O" Grupo de percussão e música corporal brasileiro. Na verdade, a música que essa turma faz pode ser melhor definida como música orgânica, como melhor define o Fernando Barba, um dos criadores desta sincopada trupe.
Como educador musical, já conheço ha tempos o trabalho dos Barbas, que se encaixa certinho nos projetos de sala de aula. Este ano tive a oportunidade de assisí-los na série percussionistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e posso dizer que eles botam muita pressão AO VIVO, só com seus corpos em ação! O único instrumento musical convencional utilizado é uma flautinha de madeira, que possui um nome específico, que agora me foge.
Mas voltando a programa do Jô, posso dizer que fiquei mais faceiro ainda quando descobri que eles fizeram shows pelo continente africano, botando todo mundo pra batucar. Aproveitaram a estadia naquelas bandas, onde foram se apresentar pra divulgar a copa que ocorrerá no brasil em 2014, e saíram batucando e cantando feito passarinhos.
Segue pra vocês o link do site dos Barbatuques, onde tem maiores informações sobre o grupo. No site também é possível ver os vídeos do Jô e da turma batucando com nada mais nada menos do que Bob Mcferrin.
www.barbatuques.com.br
Entrei em contato por mail com os músicos e tive resposta do Barba e da percussionista Dani Zulu. Enquanto digito este texto ouço alguns trabalhos dela no seu myspace:
http://www.myspace.com/danizulu
a Dani tem ótimos trabalhos em música regional, que fizeram com que eu ficasse fã dela.
Bom fico por aqui, e deixo esta dica: pra alimentar seu ouvidos com muita música autêntica e brasileira, ouçam os BARBATUQUES!
Grande abraço a todos!
Marcadores:
música brasileira,
shows
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário