quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Música de Brinquedo

Acho que vou ter que acender umas velas no fim do ano pra agradecer aos deuses pelos amigos muitíssimo bem informados que tenho. Pois então... estava eu esta semana na maior dúvida sobre o que postar no Paisagens. Eis que me vem um mail de uma colega falando sobre um novo cd do Pato Fu. Abri o link meio reticente, já que não morro de amores por eles...

Ao abrir o endereço acabei surpreendido pelo novo trabalho da banda, que foi gravado utilizando a sonoridade de brinquedos. Isto mesmo: brinquedos! Sabe aquele tecladinho com som insuportável do seu filho que ele teima em levar pra escolinha nos dias da aula de música? Sim, aquele mesmo... É um dos inúmeros cacarecos lúdicos e sonoros utilizados pela banda para o caráter etético do seu novo trabalho, o "Música de Brinquedo", que consiste em uma série de releituras de clássicos do Pop nacional e internacional, filtrados com a sonoridade dos objetos que fazem a cabeça da criançada.

Dêem uma conferidinha no arranjo de "Live And Let Die" de Paul & Linda McCartney.




Sim caro amigo do "Paisagens", é a você que é meio cético a este tipo de invencionices e que ficou surpreso com a - excelente - sonoridade tirada pelo grupo que dedico esta postagem.
Confesso que achei insatisfatório o trabalho que a Fernanda Takai gravou com as canções que a Nara Leão interpretava, mas com este trabalho mais recente acredito que ela e sua trupe acabaram de se redimir...

Mas uma coisa a gente tem que admitir. Desde os primórdios da banda, a experimentação sonora e tecnológica sempre foi prática corrente desta banda. O tiro no alvo do trabalho foram os backings cantados pela filharada do pessoal, que compõe alguns arranjos.

Eu já ouvi o disco todo e posso dar destaque às canções "Sonífera Ilha" (Titãs), "Love Me Tender" (Elvis Presley / Vera Matson) e "Todos estão surdos" (Roberto e Erasmo Carlos).

Fica a dica da semana pra todos então! Abaixo uma parte do making off da banda e o link do site, onde estão disponíveis mais vídeos e um texto que fala sobre o processo de criação do disco, escrito pelo John Ulhoa:, músico, papai e brinquedista de plantão do Pato Fu.




www.patofu.com.br

Nenhum comentário: